Domine o seu tempo longe do estresse e perto da eficiência - Matriz de Eisenhower

Você é daquelas pessoas que sente, seja no aspecto profissional ou mesmo pessoal, que as 24 horas do dia já não são mais suficientes? Tem a sensação de que esqueceu de fazer algo, não lembrou do aniversário do seu amigo, chega em cima da hora ou até mesmo atrasado para pegar o seu filho na escola? Está se sentindo ansioso, com pouca paciência para ouvir e coloca os vídeos ou áudios, até mesmo dos seus amigos e familiares, em modo acelerado? E você também conhece ou convive com alguém que se sente assim?

Fique tranquilo, existem muitas pessoas nestas condições, vivendo a maior parte do seu tempo no modo automático, apagando incêndio diariamente, sem tempo absolutamente para nada, com a sensação de que seu dia foi cansativo e pouco produtivo. E o que você acharia se, além de você, todos os que se sentem assim conseguissem passar a ter uma vida mais produtiva no trabalho e também desfrutando com muito mais atenção e interesse os bons momentos em família? Ou seja, uma vida mais plena, tranquila, com tempo para atuar e corresponder a todos os momentos do seu dia?

É exatamente com este propósito que quero lhe falar da “Matriz de Eisenhower“, também conhecida como a “Matriz da Produtividade” – ou “Princípio da Decisão de Eisenhower”. Trata-se de uma importante ferramenta de gerenciamento de tempo que tem esse nome em homenagem a Dwight D. Einsenhower já que ela foi criada após uma citação dita por ele:

“ Tenho dois tipos de problemas o urgente e o importante. Os urgentes não são importantes e os importantes não são urgentes”

Dwigth Eisenhower foi o 34º Presidente dos Estados Unidos de 1953 a 1961.

Antes disso, foi general de cinco estrelas do exército americano.

Então, entendendo e aplicando à Matriz de Eisenhower, você passará a dominar o seu tempo e não mais ser refém das demandas que surgem a todo o momento, que fazem com que percamos o foco, a concentração, diminua a nossa produtividade e, por consequência, a nossa eficiência.

Vivemos sob um tsunami de informações, distrações, opções que nos desafiam a todo o momento, portanto, administrar o nosso tempo transformando-o em um aliado ao invés de inimigo é o grande desafio dos dias atuais.
 

DOMINE O SEU TEMPO

Longe do estresse e perto da eficiência

MATRIZ DE EISENHOWER

Veja acima que trata-se de uma matriz de quatro quadrantes, em que na horizontal está a ordem de urgência (urgentes e não urgentes) e na vertical a ordem de importância das atividades (importantes e não importantes).

No primeiro quadrante ficam as tarefas que são importantes, ou seja, não podem deixar de serem executadas, pois são relevantes, são também urgentes, o prazo está próximo e tem pouco tempo ou tem que se decidir e resolver na hora.

O segundo quadrante destina-se as demandas igualmente importantes, fundamentais e imprescindíveis, embora não urgentes, isto é, são necessárias serem realizadas, mas estão no planejamento.

O terceiro quadrante destina-se àquelas demandas urgentes, com pouquíssimo tempo (ou com prazo finalizando) e que, embora sejam demandas pouco importantes, poderiam ser executadas em outro momento ou até mesmo por outra pessoa, outro departamento ou outra área.

E, por fim, mas não menos importante para o entendimento completo da matriz, o quarto quadrante é aquele que menos contribui para o controle de seu tempo, da empresa, de um departamento ou de um funcionário. Pouco ou nada contribuem para os seus objetivos. Neste quadrante estão as tarefas que pouco ou nada acrescentam e por consequência não tem absolutamente nenhuma urgência.



Como na ilustração acima, no primeiro quadrante acontecem as crises, ansiedades, gera cansaço, exaustão e desgaste, logo, é preciso deixar para este quadrante somente para os imprevistos, demandas que surjam de última hora, uma doença, uma cirurgia, um acidente e etc… A palavra de ordem é fazer.

Aquelas demandas que não foram devidamente agendadas, não foram realizadas em seus prazos, são essas que podem e devem ser evitadas e com isso passarão a fazerem parte do quadrante dois, que é tudo aquilo que foi planejado e fez parte das metas, evitando que gerem estresse por acúmulo de prioridades. Agendar é a premissa aqui.

Além disso, é preciso dar atenção às tarefas do quadrante três que podem ser feitas por outra pessoa ou em outro momento, assim, muitas interrupções podem ser evitadas. A palavra aqui é delegar.

É no quarto quadrante onde as distrações são predominantes, onde dedicamos tempo em funções e atividades que não agregam, que são dispensáveis, as quais reduzem e dificultam a administração do nosso tempo.

É fundamental eliminar estas tarefas.

Então, faça com que seus dias sejam mais planejados, mais tranquilos, suas tarefas menos procrastinadas, mesmo com muitas demandas, respeitando a ordem de importância e urgência de toda atividade.

Busque ter mais calma e prazer em sua vida, procure gerenciar bem o seu tempo para que você possa se dedicar mais a tudo o que lhe dá satisfação e lhe traz felicidade e que transforme os seus dias em momentos prazerosos e mais eficientes.

Estar ocupado não é sinônimo de ser produtivo.

O nosso tempo é sem sombra de dúvida uma das coisas mais valiosas que possuímos, então, domine seu tempo e mantenha-se longe do estresse e perto da eficiência!

E você como tem se sentido ultimamente? Acredita estar sendo plenamente produtivo ou precisa evoluir? Está se sentindo ansioso, excessivamente ocupado? Qual dos quadrantes predominam as suas atividades? Divida com a gente deixando um comentário e se desejar receber outras reflexões, ferramentas e técnicas para contribuir no seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional entre em nosso canal do Telegram, será um prazer encontrá-lo por lá!

Até a próxima!