Você já ouviu essa expressão?

“se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Fonte: pensador

Então, todos os nossos sonhos para serem de fato realizados, precisam necessariamente, além de um bom planejamento, da definição dos objetivos e de se traçar as metas que, sendo atingidas, nos deixam mais próximos de nossos sonhos.
Não é diferente para as empresas, onde a sua missão deve ser respaldada por um eficiente plano de ação, por objetivos bem definidos, além de metas claras, objetivas e coerentes à realidade e as condições, pois sendo alcançadas, as metas demonstram quão no caminho de sua missão e propósito a empresa está.

E é sobre a meta e a sua importância em ser correta e assertiva que divido com você um método chamado de

Método S.M.A.R.T.

Este método consiste em definir metas de um modo coerente e eficiente, ele estabelece critérios que se aplicam tanto para as empresas quanto para o âmbito pessoal.

Ele funciona como um instrumento que avalia cada meta, se esta possui os requisitos para se atingir todos os resultados desejados.

S.M.A.R.T. é um acrônimo, pois cada letra representa um dos atributos que serão avaliados nas definições das metas e objetivos, que são:

S (specificespecífico

M (measurablemensurável

A (achievableAtingível

R (relevantrelevante

T (time-boundtemporal

Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos critérios:

Específico

Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente definido.
Não deve haver ambiguidade sobre elas em qualquer nível da hierarquia da empresa.
Metas ou objetivos do tipo “vender mais”, “aumentar a participação no mercado”, “reduzir gastos” ou no âmbito pessoal “perder peso”, “ter mais sucesso e realização”, ou ainda, “ganhar mais dinheiro este ano”, são perfeitos exemplos de objetivos e metas pouco claros, muito genéricos e que raramente são atingidos.
A dica para tornar claros e específicos os seus desafios pessoais ou divulgá-los à equipe na empresa é fazer alguns questionamentos tais como:

    • O que você quer alcançar?

    • Por que você quer isso?

    • Quem está envolvido?

    • Quando você pretende realizá-lo?

ou seja, quanto mais específico for, mais conseguimos absorvê-los e, por consequência, maior será a chance de êxito.

Mensurável

Se na sua vida pessoal ou mesmo nos negócios de uma empresa o crescimento se encontra estagnado, pode ser porque os objetivos que você está definindo para si ou, da mesma forma, em uma companhia não sejam mensuráveis ou concretos.
Por exemplo, a meta de “trabalhar mais em um determinado projeto” é muito mais vago do que uma que estipula “trabalhar 30 minutos a mais por dia neste projeto”.
Coletar e monitorar dados usando sempre números irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta, da mesma maneira que para a equipe da empresa, trará mais norte, mais concentração e acompanhamento em torno dos resultados parciais. Neste caso fica muito mais fácil medir e saber se está conseguindo alcançar a meta, superá-la ou se está ficando abaixo dela.
Essa abordagem mensurável para estabelecer metas é exatamente o que diferencia os objetivos smart de objetivos aleatórios.
No exemplo do item anterior, “vender mais” não se tem como medir.
Assim, tornando-a mensurável seria por exemplo: “aumentar as vendas dos novos lançamentos em 20% e também dos demais produtos em 10%”.

Atingível

Outra característica igualmente fundamental para ser uma meta smart é ser atingível.
Objetivos e metas atingíveis são aquelas que podem ser alcançadas com os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis.
Definir metas inatingíveis pode deixá-lo frustrado, bem como pode causar a desmotivação dos colaboradores. Por outro lado, estabelecer metas que sejam alcançáveis e conseguir atingi-las, pode proporcionar um aumento de confiança.
Após atingido um objetivo, aí sim, as próximas metas podem ser maiores.
Seguindo no mesmo exemplo anterior:
Você tem certeza que esses aumentos de 20% e 10% nas vendas são realmente atingíveis, ou isso é algo pouco realista?
Analise os seus recursos disponíveis, no caso de empresas analisem também o mercado, as vendas anteriores e certifiquem-se disso.

Relevante

Nem todas as metas que podem ser atingidas valem a pena serem estipuladas.
Determinados objetivos não são relevantes para o seu momento, para as suas necessidades ou habilidades ou ainda para a realidade atual do mercado, no caso de pessoa jurídica.
Por exemplo, em um cenário de crise econômica marcada por redução no consumo, pode não ser o momento ideal para se introduzir um novo produto de valor elevado. Sendo assim, ter essa consciência da relevância das metas ajudará você a atingir os seus objetivos e sonhos, e a estar à frente de seus concorrentes em se tratando de empresa.

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para você ou para o negócio.

Aqui cabe, entre outros, este questionamento para identificar a relevância do objetivo:

Como esse aumento de vendas vai impactar no atingimento dos objetivos estratégicos do negócio?

Temporal

Ao definir metas smart, atribua um prazo limite para a sua obtenção.
Por exemplo: defina uma meta de aumentar as suas vendas totais em 10% até o final do ano.
Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.
Um exemplo concreto e completo de uma meta smart:

“aumentar as vendas dos novos lançamentos em 20% e também dos demais produtos em 10% até o final do segundo semestre deste ano.”

Após entender um pouco sobre meta smart, como o próprio nome diz: inteligente, você conseguirá a partir de agora perceber a diferença que isso faz.
A utilização dos cinco critérios de avaliação possibilita a criação de diretrizes tanto pessoais quanto corporativas de forma realista, propositiva e de perfeita compreensão, gerando um envolvimento bem maior.
No lugar de objetivos obscuros, as métricas smart são específicas e permitem que você ou a equipe saibam o que precisam fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos.
Com certeza todos sabemos do prazer e do sentimento de realização que acontece quando superamos as barreiras e atingimos através das metas, a realização dos nossos sonhos, nossos objetivos.

O que você achou das metas smart? Interessante, não é!? Mas ainda podem surgir dúvidas e caso você precise de um auxílio para criar suas metas smart e atingir seus sonhos profissionais e pessoais entre em contato comigo, será um prazer lhe ajudar.

Um grande abraço e até o próximo conteúdo!